21 Frases de Buda para inspirar sua vida

21 Frases de Buda para inspirar sua vida

As frases de Buda nos traz grandes ensinamentos, verdadeiras jóias filosóficas que nos trazem paz, discernimento e equilíbrio.

Selecionei as melhores frases de buda, aquelas que nos fazem argumentar conosco mesmo o verdadeiro sentido do sofrimento, que é ilusório e temporal

frases budistas positivas

A história de Buda

O fundador do Budismo chama-se Sidarta Gautama, que nasceu em Lumbini, no norte da índia (hoje Nepal). Ele era filho de um abastado rajá e se casou muito jovem, aos dezesseis anos de idade, foi criado em um luxuoso palácio e cercado de conforto material. Mas isso não lhe bastava e ele vivia insatisfeito.

Ao seu redor, a maioria das pessoas era pobre e sofriam os horrores da fome e pobreza. Mesmo entre os ricos, havia pessoas infelizes e uma coisa era inevitável a todos, a morte. Sidarta, insatisfeito com a condição de tristeza e sofrimento do ser humano, se convenceu de que deveria abandonar o palácio, sua esposa e seu filho recém-nascido, renunciar a todas as propriedades mundanas e sair, com um andarilho, em busca da “verdade” que acabasse com o sofrimento do mundo.

Buda passou anos jejuando e meditando com o objetivo de superar todos os desejos do corpo, incluindo a fome, e adquirir o total controle de sua mente. Depois percebeu que isso não adiantava nada e voltou a se alimentar normalmente. A verdade que Sidarta tanto perseguia lhe apareceu numa noite de maio, por volta de 528 a.C., quando, sentado sob uma árvore, ele recebeu o que os budistas chamam pelo nome de Iluminação.

Sidarta adotou o nome de Buda, que significa “o iluminado”, e saiu pelo mundo para ensinar sua filosofia. Após sua morte, seus seguidores espalharam a filosofia budista pela Ásia.

Frases de Buda

frases de buda

As frases de buda são pérolas de conhecimento aos ouvidos certos, espinhos de rosas para corações fracos e um mar de aflições aos gananciosos.

1 – Se você quer conhecer o passado, então olhe para o seu presente que é o resultado. Se você quer saber seu futuro olhe para o seu presente que é a causa.

2 – Todo o mal vem da mente. Se a mente é transformada pode permanecer o mal fazer?

3 – É fácil ver os defeitos dos outros, mas quão difícil é para ver o nosso próprio! Nós exibimos os defeitos dos outros como o vento espalha a palha, enquanto escondemos os nossos próprios como o seu jogador esconde a batota.

4 – Seu pior inimigo não pode prejudicá-lo tanto quanto seus próprios pensamentos. Nem o seu pai ou a sua mãe, ou seu amigo mais querido, pode ajudá-lo tanto quanto sua própria mente disciplinada.

5 – Quem ama 50 pessoas tem 50 problemas; que não ama ninguém não tem nenhum problema.

6 – Mesmo a morte não é para ser temida por quem viveu com sabedoria.

7 – Para viver uma vida sem egoísmo puro, não se deve esperar qualquer coisa como a si mesmo no meio da abundância.

8 – Três coisas não podem ser escondidos por muito tempo: o sol, a lua e a verdade.

9 – Existem três classes de pessoas que são infelizes: a que não sabe e não pergunta, a que sabe e não ensina e a que ensina e não faz.

10 – Um amigo insincero e mau é mais temível que um animal selvagem; a fera pode ferir-lhe o corpo, mas o mau amigo pode lhe ferir a mente.

11 – Como uma vela não pode queimar sem fogo, os homens não podem viver sem uma vida espiritual.

12 – Eu sou o resultado de meus próprios atos, herdeiro de meus próprios atos; os atos são meu parentesco; os atos recaem sobre mim; qualquer ato que eu realize, bom ou mal, eu dele herdarei.” Eis em que deve refletir todo homem e toda mulher.

13 – Uma mentira pode salvar seu presente, mas condena seu futuro.

14 – Em nossas vidas, a mudança é inevitável. A perda é inevitável. A felicidade reside na nossa adaptabilidade em sobreviver a tudo de ruim.

15 – As palavras têm o poder de ferir e de sarar. Quando elas são boas, têm o poder de mudar o mundo.

16 – Só há um tempo em que é fundamental despertar. Esse tempo é agora.

17 – Nascemos para morrer, conhecemos pessoas para as deixar e ganhamos coisas para as perder.

18 – O louco que reconhece sua loucura possui algo de prudente; porém, o louco que se presume sábio esse está realmente louco.

19 – Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.

20 – Não busco recompensa alguma, nem mesmo renascer num paraíso; procuro, porém, o bem dos homens, procuro reconduzir os que saíram do Caminho, alumiar os que vivem nas trevas e no erro, banir do mundo toda pena e sofrimento.“ 

21 – A causa da derrota não está nos obstáculos ou no rigor das circunstâncias, está na falta de determinação e desistência da própria pessoa.

21 Frases de Buda para inspirar sua vida 1

Deixe uma resposta

1
Olá ! Bem vindo ao Cartas com Pedro.
Agende ou tire suas dúvidas sobre as leitura de cartas ou outras de nossas terapias.

Atenção: consultar preço na secção "cartomancia e terapias"

Obs: Leituras Particulares são pagas.
Powered by