Quantas vezes nos pegamos vivenciando um momento difícil em nossa vida, em nosso relacionamento, em nosso emprego ou até mesmo familiarmente e não sabemos reagir de maneira adequada a situação ou não aguentamos o pranto e achamos que não teremos força para superar aquele obstáculo…
As vezes passamos por algumas fases em nossa vida que até as pequenas coisas do dia a dia se tornam complicadas.
Em períodos conturbados é até comum chegarmos ao fim do dia com a sensação de não ter feito nada, desânimo e diversas energias negativas pairam sobre nós, e a pergunta que fica é “como superar?”
Se você sente que esta sendo colocado a prova pela vida e que não tem nenhuma condição de vencer, saiba que isso não é verdade e existem maneiras de como superar momentos difíceis.
SUPER VIVA
Como superar momentos difíceis?
Para entender como superar um momento difícil ou qualquer tipo de problema ou adversidade que você esteja passando, primeiro deve encarar que tudo é passageiro, tanto alegria quanto tristeza são passageiros e a única coisa que é eterna e temos em nossa posse e controle é o nosso atman (alma).
O Baghavad Gita escrito a milênios e considerado como quintessência espiritual, introduz o conceito que o sofrimento é passageiro em seu em seu capitulo 2 e verso 14, 15 e 16 :
VERSO 14. Quando os sentidos estão identificados com objetos sensórios, experimentam sensações de calor e de frio, de prazer e de sofrimento – estas coisas vêm e vão; são temporárias por sua própria natureza. Suporta-as com paciência!
VERSO 15. Mas quem permanece sereno e imperturbável no meio do prazer e do sofrimento, somente esse é que atinge a imortalidade.
VERSO 16. O que é irreal não existe, e o que é real nunca deixa de existir. Os videntes da Verdade compreendem a íntima natureza tanto disto como daquilo, a diferença entre o ser e o parecer.
O sofrimento é uma ilusão, ou você aprende com ele e se liberta dele, ou viverá iludido pela vida e pessoas que o cercam.
Cigano Aleksi Pedrovick. – Mentor do Cartas com Pedro
O Baghavad Gita aprofunda mais quando a questão é o sofrer e continua:
VERSO 38. Lute pelo simples fato de lutar, sem levar em consideração felicidade ou aflição, perda ou ganho, vitória ou derrota — e, adotando este procedimento, você nunca incorrerá em pecado.
Aceite sua condição !
Quando aceitamos nosso Dharma ou missão, ficamos de frente com a nossa ocupação, com o nosso dever, com os nossos medos, com as nossas limitações.
O Baghavad Gita também nos fala sobre aceitação:
VERSO 31: Considerando seu dever específico de kṣatriya (guerreiro), você deve saber que não há melhor ocupação para você do que lutar conforme determinam os princípios religiosos; e assim não há necessidade de hesitação.
Antigas filosofias hinduístas definem o Dharma como o braço de Deus estendido no universo que puxa todo o ser de volta a ele, quando não aceitamos retornar ao criador, o Karma age em nossa vida e nos trás aprendizados.
E como cumpro minha ocupação ? como cumpro minha missão ? – VIVA, viva intensamente, aprenda, chore, sorria, lute, aprenda e evolua.
Momentos de dificuldade são marcados por períodos que nos pedem evolução e evoluir é o Dharma de todo espírito, de todo atman, de todo ser vivo.
O Rabino Abraham Twerski usa o exemplo das lagostas para mostrar a importancia de reagir diante de momentos desconfortáveis:
“A lagosta é um animal mole, que vive dentro de uma concha rígida. Essa casca grossa não se expande. Bem, como a lagosta pode crescer? À medida que a lagosta cresce esta concha fica muito apertada, a lagosta se sente sob pressão. É desconfortável. Então ela vai para debaixo das pedras para se proteger de predadores, se libera da casca e produz uma nova. E de novo, quando ela crescer, esta casca ficará apertada, então ela volta para debaixo das pedras… A lagosta repete isso varias vezes.
O estimulo para que a lagosta possa crescer, é que ela se sente desconfortável. Se as lagostas tivessem médicos, elas nunca cresceriam. Porque assim que a lagosta se sentisse desconfortável, o médico prontamente receitaria algum remédio, e estaria tudo bem, e ela nunca sairia da concha.
O que temos que perceber, é que em tempos de desconforto e stress, também são tempos que sinalizam o crescimento. E entender isso é possibilitar o crescimento através da adversidade. Em tempos de desconforto espiritual, vá para debaixo da Pedra que é Deus, se guarde ali e libere essa casca que te limita e receba o novo de Deus para sua vida. Em tempos de guerra, nunca pare de lutar.”
Superando momentos difíceis !
- Aceite Sua condição
- Chore
- Cuide de você mesmo (ª) eleve a auto estima
- Procure apoio emocional com as pessoas mais próximas
- Não tenha medo de buscar ajuda com terapeutas ou psicólogos
- Faça mudanças na sua vida
- Se distancie das redes sociais
- Escute músicas alegres
- Seja Positivo, Emane vibrações positivas
- Faça coisas que te deixem feliz
- Aprenda com seus erros
- Pense em você
A verdade é que superar qualquer problema não está correlacionado como soluciona-lo sem entende-lo.
A superação de qualquer dificuldade está diretamente ligada ao fato de como a encaramos e entendemos e levamos os aprendizados subtraídos de cada dificuldade a diante.