As 4 leis do desapego emocional

É bem provável que o termo desapego te cause um sentimento de egoísmo e frieza. Isto está muito longe do que de fato é. A palavra desapego, entendida no contexto do desenvolvimento pessoal, é um precioso valor interior que todos devemos saber trabalhar.

Exercitar o desapego não quer dizer renunciar a tudo que é importante para a gente, quebrar laços afetivos ou relacionamentos pessoais com aquelas pessoas que fazem parte do nosso dia-a-dia.

Anúncio

“O desapego é saber amar, apreciar e relacionar-se com uma visão mais saudável e equilibrada, sem os prendimentos que os excessos causam”.

Liberar-se emocionalmente significa viver mais honestamente em concordância com suas necessidades. Desenvolver, prosseguir com conhecimento de causa, sem ferir ninguém e sem deixar que ninguém o limite.

Então aprenda as 4 leis do desapego para libertação emocional. Vamos colocar em prática?

1 – Lei do desapego emocional: Você é responsável por si mesmo

desapego emocional

Nenhuma pessoa pode viver por você. Assim como ninguém pode respirar no seu lugar ou se oferecer para suportar ou sentir suas dores e angústias. Você é o arquiteto de sua vida e de cada passo de sua jornada.

Anúncio

Assim sendo, a primeira lei que você deve considerar ao praticar o desapego é perceber que você é completamente responsável por si mesmo.

Não torne os outros responsáveis pela sua felicidade. Não imagine que para ser feliz, você precisa encontrar o parceiro certo ou ter o reconhecimento de todos seus parentes.

Se a opinião alheia é a sua métrica de satisfação e felicidade, você só vai sofrer, nada além disso. Raramente os outros serão capazes de satisfazer as nossas necessidades.

Cultive sua auto-felicidade. Seja responsável, maduro, consciente de suas escolhas e implicações e nunca deixe seu bem-estar depender da opinião dos outros.

Anúncio

2 – Lei do desapego emocional: Viver no presente, aceitar e assumir a realidade

como desapegar de alguem

Muitas vezes é difícil conseguir admitir que nesta vida nada é eterno, nada é sempre igual, tudo flui e recomeça. Muitas pessoas continuam focadas no que sucedeu no passado, e se torna uma carga pesada que carregamos conosco no presente.

Embora doloroso, aceite isto, reconheça o passado e aprenda a perdoar. Isso fará com que você se sinta mais livre e permitirá que se concentre no que realmente tem importância: “o aqui e o agora”. Torne-se livre!

3 – Lei do desapego emocional: Liberte-se e deixe também que os outros sejam livres

como desapegar de uma pessoa

“Aceite que a liberdade é a maneira mais completa, segura e saudável de desfrutar e compreender a vida em toda a sua vastidão”.

Anúncio

Ser livre não nos impede de entrar em contato com outras pessoas, criando vínculos. Construir relacionamentos, amar e ser amado, fazem parte do nosso desenvolvimento pessoal.

O desapego quer dizer que não carece você assumir a responsabilidade pela vida de ninguém. Que outra pessoa não pode te impor seus princípios ou tentar prendê-lo. É assim que nascem o sofrimento e os problemas de relacionamento.

Anúncio

Se apegar de forma exagerada não é saudável. Um exemplo são os pais que são obcecados em proteger seus filhos, impedindo-os de crescer e progredir com confiança para desvendar o mundo.

A necessidade de desapegar-se é de suma importância nestes exemplos, cada um deve ir além da sua zona de conforto para enfrentar o inesperado e o desconhecido.

4 – Lei do desapego emocional: As perdas acontecerão mais cedo ou mais tarde

como desapegar de uma pessoa que vc ama

Precisamos entender que nesta vida nada dura para sempre. A vida, as relações e até mesmo os bens materiais terminam desaparecendo como fumaça, fugindo por uma janela aberta ou escorregando pelos nossos dedos.

As pessoas se vão, as crianças nascem e crescem, algumas amizades desaparecem e perdemos alguns amores… Isto tudo é parte do desapego. Temos que compreender que isso é natural e lidar com a situação com calma e coragem.

O que jamais pode mudar é a sua capacidade de amar. Comece sempre com o amor-próprio.

O Texto desse artigo é uma contribuição de Gabriela Souza. do site Pompoarismo Biz, Portal sobre relacionamento e saúde íntima da mulher.

Anúncio

WeCreativez WhatsApp Support
Olá, O Whatsapp é apenas para dúvidas ou agendamentos de leituras particulares!Leituras gratuitas são feitas no youtube !
Seja bem vindo ao Cartas com Pedro, Como posso ajudar?