Você conhece o Trono da Lei?
Em nosso planeta habitam 14 forças espirituais que são regentes universais e cósmicos de 7 princípios divinos:
Nós seres humanos nomeamos e divinizamos essas forças como orixás, ou forças da natureza desde tempos remotos.
Na Umbanda, o trono da lei é regido Ogum e Iansã e ambos são importantes para que a lei e ordem prevaleçam em harmonia divina. O trono da lei é o trono responsável pelas milicias celestes e pela ordenação de todos os seres vivos.
No campo magnético positivo, masculino e irradiante, está assentado o Orixá Ogum, cuja qualidade é Irradiar ordem e retidão, a ele é entregue a responsabilidade da aplicação da lei divina.
Podemos sintetizar e resumir Ogum como a lei de Deus manifestada através dos homens que sustenta a lei e ordem divina nas vidas de todos os seres vivos.
Ogum é o grande ordenador e aplicador universal de lei.
Veja Também: oração a Ogum
A iansã também é atribuído a tarefa de direcionar e movimentar os seres no sentido evolutivo da criação
No campo magnético negativo, feminino e absorvente está assentada a Orixá Iansã, cuja a qualidade é movimentar e direcionar a lei na vida de todos os seres, esta linha eólica pura dá sustentação a milhões de seres elementais do ar.
Iansã é a grande direcionadora e movimentadora da lei
Estes dois Orixás são aplicadores da Lei (porque sua natureza é ordenadora), então eles se projetam e dão suas hierarquias naturais, que são as que nos chegam através da Umbanda.
A Ogum é concedido o mistério “Guardião” (Exu) e suas hierarquias, que são verdadeiros “policiais astrais” que nos ajudam e amparam nos defendendo e abrindo nossos caminhos.
A Iansã é concedido o mistério dos eguns (espíritos) e a ela é dado o titulo “rainha dos eguns” pois sua energia os direcionam a evolução.
(Para maior entendimento, recomendamos a leitura do livro ) Teologia de Umbanda, Rubens Saraceni.
Como pedir auxilio ao trono da lei
Abaixo você vai encontrar elementos, banhos, ervas e pedras que contém em sua essência o asé (energia) de Ogum e Iansã.
Você pode pedir a intercessão e o auxílio do trono da lei para:
- Abertura de caminhos materiais e profissionais
- Limpeza de energias negativas
- Defesa espiritual
- Coragem e força
- Liderança e resiliência diante das dificuldades
- Movimentar e direcionar o que está parado
Vermelha e azul escura (Ogum)
Amarela e rosa (Iansã)
Dia da semana: Terça Feira
Ervas quente de Ogum: espada de são jorge, aroeira, guiné, eucalipto, vence demanda – Verbos: cortar, prender, conter, acorrentar
Ervas mornas de Ogum: abre caminho, anis estrelado, capim cidreira, folha de pitanga – Verbos: ordenar, induzir, conduzir, encaminhar, fortalecer
Ervas de quente de Iansã: buchinha do norte, canfora, espada de santa barbara, bambu – Verbos: arrastar, arrebatar, dissipar, remover
Ervas mornas de Iansã: cipó cravo, semente de girassol, chapéu de couro, imburana, losna – Verbos: mover, movimentar, direcionar, agir, vibrar
Magnetita, Hematita, Sodalita.
Ótimas para a entrada da casa para cortar energias negativas, e como amuletos para aberturas de caminhos, direcionamento, proteção, senso de liderança.