Ogum

Ogum é um dos principais orixás cultuado na Umbanda.

Ogum é o orixá  que abre caminhos e assume a iniciativa. É visto como um guerreiro forte e justo. Valentia e nobreza fazem dele um orixá admirado por devotos de várias religiões, pessoas de todo o mundo se inspiram nas qualidades do guerreiro que nos ensina a força da ação, do ímpeto e da sabedoria.

Anúncio

Sincretizado com São Jorge no Rio de Janeiro, São Paulo e Rio grande do sul, em alguns locais também se atribui o sincretismo de Ogum a Santo Antonio. São Jorge tem sua energia sincretizada com a do orixá que abre caminhos, vence demanda que protege e ampara aqueles que andam com fé.

Ogum cativa muito respeito e muita importância para os seus devotos independente da crença seguida. Isso pelo fato de conseguir auxiliar na conquista de grandes batalhas tanto em âmbito material quanto espiritual.

Quem é Ogum ?⚔️🙌

ogum umbanda

Ogum é o orixá que, de acordo com a mitologia iorubá, caracteriza a guerra, a agricultura, o ferro, a tecnologia. É o símbolo do guerreiro, que literalmente nada teme, e não desiste, diante dos desafios e obstáculos da vida.

A importância de Ogum na Umbanda não se difere muito do Orixá no Candomblé. Ele é o responsável por manter a ordem e a lei na vida dos seres humanos. Conhecido com vencedor de demandas ele é responsável por manter a nossa vida dentro da lei e ordem divina. Ogum é um dos orixás mais conhecidos e memoráveis na espiritualidade, e não é para menos…

Anúncio

Ogum é o orixá que corta, quebra, queima e desvincula as energias negativas, as demandas e todo o quebrante para que todos os outros orixás possam passar e abençoar a nossa vida. Quando falamos de caráter, responsabilidade, retidão, liderança, impossível não lembrar do orixá cujo filhos carregam todas essas características.

Características dos filhos de Ogum

caracteristicas dos filhos de ogum

Filhos de Ogum são conquistadores, sentem grandes dificuldades de permanecer num mesmo lugar por muito, assim sendo são apaixonados por passeios, viagens mudanças de residência e de cidade. Um trabalho que exija rotina, tornará um filho de Ogum um pouco ranzinza e amargo. São amantes das novidades tecnológicas, são pessoas curiosas e resistentes, a resistência em seu estado negativo pode virar teimosia, filhos de Ogum possuem elevada capacidade de concentração, coragem, valentia e são lideres e empreendedores natos.

Demoram a perdoar as ofensas dos outros. Não são rigorosos na alimentação, no vestir, nem tão pouco na moradia, com raras exceções. São amigos leais, porém estão sempre envolvidos com demandas. Determinados e com grande vigor e um imenso espírito de competição. Mostram-se líderes natos e com valentia para encarar qualquer tarefa, sobretudo, sua sinceridade é absurda, pode transparecer ser rude ao determinar sua vontade e idéias.

A sua falta de paciência é marcante. É comum para os filhos de Ogum tomar decisões precipitadas. tem por arquétipo Iniciar tudo sem se preocupar como vai finalizar e nem quando. Está sempre em busca do considerado o impossível. adora o um desafio Não rejeita luta e quanto maior o dificuldade mais desperta a garra para ultrapassá-lo.

Anúncio

Seu temperamento, difícil e rebelde, o torna, desde a infância, impaciente e rebelde. Entretanto, como não depende de ninguém para superar suas dificuldades, vai se libertando e acomodando-se às suas necessidades conforme seu crescimento. Quando os filhos de Ogum conseguem equilibrar seu gênio impulsivo com sua garra, a vida lhe fica bem muito mais fácil.

Apesar de teimosos e deterministas, se sentem mal quando percebem que erraram, assim, tornam-se abertos a novas idéias e opiniões, desde que sejam mais coerentes e assertivas, são calculistas e estrategistas. Aprender que contar até 10 antes de deixar explodir sua raiva poderia e evitar muitos remorsos. sua maior dificuldade é o gênio impulsivo e sua maior qualidade é que sempre, seja pelo caminho que for, será sempre um vencedor.

Assim como os soldados que conquistavam cidades e depois a largavam para seguir em novas triunfos os filhos de Ogum perseguem tenazmente um proposito e quando o alcança rapidamente o larga e parte em procura de outro. São insaciáveis em suas próprias vitórias.

Anúncio

Não aceita a injustiça e costuma defender os mais fracos, assumindo completamente a condição. daquele que quer proteger. Adapta-se com facilidade em qualquer lugar. É franco, muitas vezes até com assustadora agressividade. Não faz rodeio para dizer as coisas. Não admite a fraqueza e a falta de garra.

Possuem um Grande conceito de honra, filhos de Ogum custam a perdoar as ofensas dos outros, são pessoas práticas e inquietas, nunca “falam por trás” de alguém, não gostam de traição, dissimulação ou injustiça com os mais fracos.

Anúncio

Ogum na Umbanda ⚔️🙌

Ogum está assentado no trono da lei, no quinto trono divino da criação,.

O trono da lei, onde faz par com mãe Iansã. Ambos são responsáveis pela aplicação espiritual da lei.

Este trono tem como seu principal elemento o ar, é o trono que rege todos os policias, delegados, advogados (justos) e todos aqueles que trabalham aplicando a lei.

As qualidades deste orixá guerreiro são muitas, mais sua principal característica e fator no qual ele é predominante é a lei e a ordenação.

Quando vemos que estamos em caminhos desordenados, onde nos falta indicativas, não sabemos por onde começar e por onde ir é para o orixá guerreiro que rogamos.Ervas de Ogum:

Ervas na energia de Ogum

Ervas quente de Ogum: espada de são jorge, aroeira, guiné, eucalipto, vence demanda

Verbos: cortar, prender, conter, acorrentar

Ervas mornas de Ogum: abre caminho, anis estrelado, capim cidreira, folha de pitanga

Verbos: ordenar, induzir, conduzir, encaminhar, fortalecer

Pedras na Energia de Ogum

Magnetita, Hematita, Sodalita 

Ótimas para a entrada da casa para cortar energias negativas, e como amuletos para aberturas de caminhos, direcionamento, proteção, senso de liderança.

Velas para Ogum

  • Vermelha (quando precisamos vencer guerras, limpar energias, tirar inimigos de nossos caminhos).
  • Azul escura (para abertura de caminhos, prospera) ou prateada que costumo usar em dias especiais como dia 23 de abril 

Oferenda para Ogum

As oferendas para o orixá são preparadas para fortalecer a solução de algum problema ou obstáculo que estamos enfrentando. Clamamos ao orixá guerreiro quando precisamos de abertura de caminhos e vencer energias negativas que nos atrapalham.

Abaixo deixo uma simples oferenda para Ogum para fazer seus pedidos de abertura de caminho.

  • Feijão preto cozido ao dente
  • Alguidar de barro
  • 7 velas vermelhas 
  • Carta com pedidos

Colocar o feijão preto, cozido, dentro do alguidar e acender as 7 velas vermelhas em circulo, fazer a oração a Ogum e ler a carta para o orixá lhe pedindo auxilio e amparo espiritual.

O dia mais auspicioso para oferendar ao orixá é na terça feira e a entrega da oferenda deve ser feito em ruas abertas e movimentadas. 

Anúncio

WeCreativez WhatsApp Support
Olá, O Whatsapp é apenas para dúvidas ou agendamentos de leituras particulares!Leituras gratuitas são feitas no youtube !
Seja bem vindo ao Cartas com Pedro, Como posso ajudar?