Ritual para a prosperidade – Puja Ganesha

Publicado por cartascompedro em

Puja Ganesha

Aprenda como realizar o Rito de adoração – Puja Ganesha, ao Deus que remove obstáculos de nosso caminhos.

Quem é Ganesha?

puja ganesha

Ganesha é o Deus do sucesso, da prosperidade e da remoção de obstáculos e pedras presentes em nossas vidas.

Ganesha é um dos deuses mais cultuadas no mundo. Muitos acreditam que onde quer que esteja a imagem dessa deidade, lá existirá Sucesso e Prosperidade.

Na índia entre agosto e setembro se iniciam as comemorações do GANESHA CHATURTHI um dos mais populares festivais hindus.

Ganesha Chaturthi

Ganesha Chaturthi, também conhecido como ‘Vinayak Chaturthi’, é um festival dedicado a Ganesha que ocorre entre entre os dias 25 de agosto e 05 de setembro (meados de agosto a meados de setembro) e é o mais grandioso rito de adoração a Lord Ganesha, Chaturthi é o aniversário de Ganesha, a data festiva onde a deidade é celebrada ao redor do mundo.

Ganesha – Imagem e simbolismo

Ganesha – Imagem

Seu corpo é humano enquanto que a cabeça é de um elefante, desta forma Ganesha representa a solução lógica para os problemas, é conhecido como “Destruidor de Obstáculos”. é adorado e cultuado junto de Lakshmi (a deusa da abundância e da riqueza) pelos comerciantes.

Levando em conta que a energia de Ganesha nos leva sempre a solução lógica para os problemas e a resolução dos problemas nos leva para a prosperidade, não é dificil entender o por que Ganesha e Lakshmi são inseparáveis.

Assim como acontece com todas as outras formas externas nas quais o Hinduísmo representa Deus, a figura de Ganesha é também um arquétipo cheio de múltiplos sentidos e simbolismo que expressa um estado de perfeição assim como os meios de obtê-la. Ganesha, de fato, é o símbolo daquele que descobriu a Divindade dentro de si mesmo.

Cada simbolo ou elemento do corpo de Ganesha tem um significado único, uma representação que nos faz refletir e aprender com ele.

Ganesha – Simbolismo

O simbolismo da cabeça de Ganesha:

Ganesha

A cabeça de elefante tem a representação de poder discriminatório, força e inteligência, representa o equilíbrio perfeito entre a força e a bondade, poder e beleza. o fato de Ganesha sempre se apresentar com um de suas presas quebradas indica a habilidade de Ganesha de superar todas as formas de dualismo, no Mahabharata  (texto sagrado de grande importância ao induísmo ) Há muitas histórias sobre este fato, ou seja, o modo como Ganesha quebrou uma de Suas presas.

Na primeira parte do Mahabharata,  é dito que Vyasa pediu para que Ganesha escrevesse alguns poemas ditados. Ganesha concordou, mas apenas com uma condição, a de que Vyasa O recitasse sem nenhuma interrupção, sem qualquer pausa.

O sábio, por sua vez, disse que Ganesha deveria, então, anotar somente quando tivesse entendido claramente o que fora dito, antes de anotar. Desta forma, Sri Vyasa poderia recuperar-se, antes de continuar a falar os versos do Mahabharata, os quais Ganesha somente anotou quando entendeu.

O ditado começou, mas a pena que Ganesha usava quebrou-se, então, Ele quebrou a Sua própria presa, e a usou como uma pena para escrever o texto ditado por Vyasa, e assim pode continuar sem interrupção, permitindo que mantivesse a sua palavra.

O simbolismo das orelhas de Ganesha :

As orelhas abertas denotam sabedoria, habilidade de escutar pessoas que procuram ajuda e para refletir suas verdades espirituais. Elas simbolizam a importância de escutar para poder assimilar idéias. Orelhas são usadas para ganhar conhecimento. As grandes orelhas indicam que quando Deus é conhecido, todo conhecimento também é.

O simbolismo da tromba e testa de Ganesha:

A tromba curvada indica as potencialidades intelectuais que se manifestam na faculdade de discriminação entre o real e o irreal;

Na testa, o Trishula (arma de Shiva, similar a um Tridente) é desenhado, simbolizando o tempo (passado, presente e futuro) e a superioridade de Ganesha sobre ele;

O simbolismo da Barriga de Ganesha:

A barriga de Ganesha contém infinitos universos. Ela simboliza a benevolência da natureza e equanimidade, a habilidade de Ganesha de sugar os sofrimentos do Universo e proteger o mundo;

O simbolismo da Barriga de Ganesha:

A posição de suas pernas (uma descansando no chão e a outra em pé) indica a importância da vivência e participação no mundo material assim como no mundo espiritual, a habilidade de viver no mundo sem ser do mundo.

O simbolismo dos braços e símbolos de Ganesha:

Os quatro braços de Ganesha representam os quatro atributos do corpo sutil, que são: mente (Manas), intelecto (Buddhi), ego (Ahamkara), e consciência condicionada (Chitta). Ganesha representa a pura consciência – o Atman – que permite que estes quatro atributos funcionem em nós;

  • A mão segurando uma machado é o símbolo da restrição e resignação sobre todos os desejos que nos trazem dor e sofrimento. Com este machado ele pode destruir os obstáculos. o machado é também para levar o ser humano para o caminho da verdade e da retidão;
  • A segunda mão segura um chicote, símbolo de força que mostra ao ser humano que os apegos mundanos e desejos devem ser deixados de lado;
  • A terceira mão, que está em direção ao devoto, está em uma pose de bênçãos, refúgio e proteção (abhaya); é mão que abençoa e ilumina o caminho.
  • A quarta mão segura uma flor de lótus (padma), e ela simboliza o mais alto objetivo da evolução humana, a realização do seu verdadeiro eu, o despertar da consciência.

A história de Ganesha

A mais conhecida história é provavelmente encontrada no Xiva Purana.

Há muito tempo, enquanto o Deus Shiva meditando nas montanhas do himalaia, sua esposa, Parvati, estava a sós em casa. Na ocasião, ela precisava de alguém que protegesse a casa enquanto ela se banhava. sem nenhuma opção, ela usou seus poderes para criar um filho, Ganesha.

Logo após sua criação, Parvati instruiu Ganesha a manter a vigilância da casa, não permitindo que ninguém ali entrasse – Ganesha assim o fez, e protegeu a porta da casa para que sua mãe Parvati pudesse tomar seu banho. enquanto isso, Shiva ( Marido de Parvati) retornava ao seu lar depois de uma longa meditação nas montanhas do himalaia.

Após sua meditação, Shiva retorna ao lar e ao chegar foi parado na entrada de sua casa, onde encontrou Ganesha. Este, seguindo fielmente as palavras de Parvati, não permitiu que o Deus Shiva entrasse na casa., Shiva, irado, pegou seu tridente e cortou a cabeça do jovem Ganesha.

Enquanto isso, Parvati saía do banho e, ao ver a cena, ficou horrorizada. Triste e enraivecida, a deusa explicou a Shiva a situação, pediu para que shiva o revivesse e colocasse a cabeça de ganesha novamente no lugar, o que o mesmo não pode atender, pois qualquer coisa cortada pelo tridente de Shiva jamais voltaria sua forma natural.

Parvati com muita raiva e tristeza por ver seu filho morto, e sem cabeça (kali) ordena para que Shiva junto de seus soldados encontrem a cabeça de um animal morto, por morte natural, que representasse força e que estivesse com sua cabeça virada para o norte, Shiva enviou seus soldados em busca da criatura, ao que lhe trouxeram um elefante.

Assim, o Deus Shiva reviveu seu filho, que passou a ter uma cabeça de elefante.

Parvati ainda não se contentara com o trato e queria mais. Então, Shiva concedeu a Ganesha a dádiva de que, antes de iniciar qualquer trabalho, as pessoas adorariam seu nome.

E é por isso que se deve invocar o nome do deus Ganesha antes de qualquer empreendimento.

Puja Ganesha

Aprenda a fazer o Ritual para a prosperidade – Puja Ganesha – deidade da riqueza, prosperidade, sabedoria.

Convide essa energia a entrar na sua casa, na sua vida, no seu caminho !

Ritual puja

Podemos entender a palavra Puja, como rito de adoração.

Podemos realizar um Puja para qualquer deidade hindu, celebrando e pedindo as bençãos da mesma.

O Puja Ganesha é dedicado para conseguirmos aberturas de caminhos, prosperidade, realização profissional e financeira, etc.

Puja Ganesha – o que oferecer?

Para realizar o puja Ganesha, Você irá precisar de alguns itens como:

  • 1 imagem de Ganesha (caso tenha dificuldades em comprar pode ser uma imagem impressa)
  • 1 Japamala
  • 1 toalha ou lenço vermelho
  • 1 local para a realização do Puja Ganesha
  • Arroz cru
  • Açúcar mascavo
  • 1 copo com água
  • Vela de 7 dias ( vamos precisar de 3 velas de 7 dias, pois o nosso Puja Ganesha será realizado por 21 dias).
  • Incensos (coco, sândalo, jasmim, hibisco)
  • Flores (vermelhas, amarelas ou laranjas)
  • Frutas (coco, banana, pera, laranja, maçã)
  • Leite
  • Pó de Sândalo
  • Essências ou perfumes
  • 1 fita vermelha ( ficara amarrada em nosso pulso no período de ritual)
  • Grama
  • Doces (Ganesha adora doces, o seu preferido se chama “modak” um doce típico indiano, pode oferecer se: arroz doce, amendoins, etc.)

O preceito

Como iremos cultuar uma deidade hindu, devemos entrar na egrégora e energia dela, ou seja, em todo o período de Puja Ganesha não se deve comer carne vermelha, outro aconselhamento importante, práticas sexuais também deve ser evitadas

Preparação da imagem e do local

A consagração da Imagem de Ganesha:

O consagração de imagens das deidades hindus é um pouco diferente do que estamos acostumados a ver em religiões afro brasileiras, não se leva uma imagem de deidade indiana para “cruzar no terreiro”, cada uma tem uma peculiaridade, a consagração da imagem de GANESHA procede da seguinte forma:

Ao comprar a imagem de ganesha, lave e a com leite e deixe secar no sol ! depois de seca, pode ser lavada em água corrente.

Se for uma imagem impressa, deixe a do lado de um copo de leite no sol.

A consagração do Local:

Escolha um local para receber a imagem de Sri Ganesha em sua casa, cubra o local com a toalha ou lenço vermelho, jogue um pouco do arroz direto no tecido e em seguida coloque a grama, forrando como um tapete, em seguida coloque a imagem por cima dizendo em voz alta:

GANAPATI BAPPA MORYA (Grande Sri Ganesha, Venha ate nós)

É importante que a imagem de ganesha esteja com um elemento natural, coloque uma pedra ou até mesmo o japamala (se for feito com sementes ou Rudraksha) próximo a imagem, Logo após, enfeite e coloque com os itens passados.

Inicio do Puja Ganesha

O Puja Ganesha exigirá uma rotina diária durante os 14 dias de ritual, é necessário que escolha um horário e faça seu rito com dedicação.

Primeira Parte do ritual para a prosperidade:

  1.  Acenda a vela, circule em sentido horário acima da imagem de ganesha e diga: Grande Lord Ganesha aceite a chama dessa vela como parte de minha oferenda.
  2.  Acenda o incenso, circule em sentido horário acima da imagem de ganesha e diga: Grande Lord Ganesha aceite o perfume desse incenso como parte de minha oferenda.
  3. Faça uma oração de abertura a Ganesha: Grande senhor Ganesha, Deus da riqueza e prosperidade, senhor da sabedora e do intelecto, venha até mim e aceite minhas oferendas-GANAPATI BAPPA MORYA
  4. Toque delicadamente na água do copo e respingue delicadamente na imagem.
  5. Aplique o pó de sândalo misturado a um pouco de água no centro da testa da imagem, e logo após no centro da sua testa.
  6. Feche os olhos e visualize a energia de Ganesha indo de encontro com sua imagem.

Segunda Parte do ritual Puja Ganesha:

Ofereça novamente a chama da vela “circule em sentido horário acima da imagem de ganesha e diga: Grande Lord Ganesha aceite a chama dessa vela como parte de minha oferenda”

Ofereça novamente aroma do incenso “circule em sentido horário acima da imagem de ganesha e diga: Grande Lord Ganesha aceite o perfume desse incenso como parte de minha oferenda.”

Aplique mais um pouco de pó de sândalo no centro da testa da imagem e derrame um pouco de essência ou perfume na imagem

As oferendas:

Ofereça a água: “circule em sentido horário acima da imagem de ganesha e diga: Grande Lord Ganesha aceite esse elemento como parte de minha oferenda”

Ofereça o leite: “circule em sentido horário acima da imagem de ganesha e diga: Grande Lord Ganesha aceite esse elemento como parte de minha oferenda”

Ofereça as Flores: “circule em sentido horário acima da imagem de ganesha e diga: Grande Lord Ganesha aceite essas flores como parte de minha oferenda”

Ofereça o açúcar mascavo: “circule em sentido horário acima da imagem de ganesha e diga: Grande Lord Ganesha aceite esse elemento como parte de minha oferenda”

Ofereça os doces: “circule em sentido horário acima da imagem de ganesha e diga: Grande Lord Ganesha aceite esses doces como parte de minha oferenda”

Ofereça as frutas: “circule em sentido horário acima da imagem de ganesha e diga: Grande Lord Ganesha aceite essas frutas como parte de minha oferenda”

Coloque a fita vermelha sob o altar, enfeite o altar com as flores.

Terceira Parte do ritual para a prosperidade:

Visualize a imagem de Ganesha e começe a entoar o mantra de Ganesha 108 vezes:

Mantra de Ganesha

OM GAM GANAPATAYE NAMAHA

Você pode encontrar o mantra de Ganesha clicando aqui

O mantra de Ganesha deve ser entoado 108 vezes, um japamala pode te auxiliar nesse processo.

Os japamalas são “rosários budistas” com exatas 108 contas, é como rezar um terço só que entoando o mantra de Ganesha.

Ao término do mantra de Ganesha jogue arroz cru na imagem enquanto faz seus pedidos…

Finalize com a seguinte oração:

Grande Lord Ganesha, Obrigado por ter vindo ao meu encontro, obrigado por ter vindo ao meu lar ! 

Por favor, aceite minhas oferendas, aceita seu mantra e retorne em paz para sua morada divina, Grande Ganapatti, que se torne satisfeito com esse Puja e realize assim todos os meus desejos, JAY GANESHA, JAY GANESHA, JAY GANESHA! 


O ritual deve continuar sendo realizado diariamente até que se complete 21 dias.

As flores e frutas ou qualquer elemento que perecer ou apodrecer, poderão ser substituídos, como também após cada ritual as frutas e doces podem ser consumidos por você ou sua família !

Todo o material restante do ritual, inclusive a imagem, deve ser entregues na natureza após os 21 dias, e deve se agradecer o período que Ganesha ficou em comunhão com você e o seu lar !


Anualmente realizo o rito de adoração – Puja Ganesha em meu espaço e sempre tive muitas respostas positivas e pedidos alcançados !

Caso não tenha condições de realiza-lo em sua residência,  deixe seu nome nos comentários para incluirmos em nosso ritual para a prosperidade.

Caso sinta, pode contribuir financeiramente com o nosso Puja Ganesha de 2019 entre em contato pelo nosso whatsapp, ou em nossas redes sociais !

O NOSSO PUJA GANESHA SERÁ INICIADO EM 25/08.

Ritual para a prosperidade – Puja Ganesha
5 (100%) 50 voto[s]


Avatar

cartascompedro

Olá, meu nome é Luiz, mais conhecido como Pedro ! Sou Tarólogo, Terapeuta holístico e vibracional, teólogo e sacerdote de umbanda sagrada.  Cartas com Pedro é uma homenagem a meu mentor, Cigano Pedrovick.Criei o site e espaço “Cartas com Pedro” idealizando levar a espiritualidade até você através de oráculos como tarot e baralho cigano e outras terapias holísticas e vibracionais !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.