Chakras são centros energéticos presentes em nosso corpo, Sabemos que energia é tudo que vibra:
- A Luz;
- O Som
- Os Raios do sol;
Tudo que existe no universo é formado e constituído de energia, de forma condensada e a conhecemos como matéria.
Nosso corpo físico é matéria, ou seja, energia concentrada, assim como o mundo material que vivemos é energia, assim como as plantas, a natureza, os animais e tudo que é visível aos nossos olhos
Todos os seres vivos precisam de energia (prana, axé) para que se mantenham em equilíbrios, vivos e saudáveis.
Quando a nossa energia está em desequilíbrio o nosso corpo físico nos avisa de varias formas: cansaço, stress, doenças, nervosismo, depressão.
Isso é refletido no desequilíbrio ou bloqueio dos nossos chakras.
Manter os nossos chakras espirituais equilibrados resulta em uma vida regrada, equilibrada e feliz.
Veja também: o que é aura?
O que são chakras?
A cultura ocidental tem uma visão bem iniciática quando o assunto é centro energético (chakras espirituais), sendo a índia o principal formador de estudos a respeito dos chakras já a muito tempo.
A cultura oriental nos ensina que os chakras são grandes centros energéticos do nosso corpo do qual circula a energia vital para todos os seres humanos.
Chakra em sânscrito = roda – grandes círculos de luz, localizados em nosso corpo áurico que trabalham em conjunto e vibram multuamente movimentando e acumulando nossa energia.
Em uma visão ‘minimalista’ ou seja, se desconstruirmos a energia concentrada que forma nossa matéria, veremos nossas células, sendo nutridas por energia vital constantemente, nossas células precisam de energia constantemente e graças a isso, nascemos, vivemos, nos desenvolvemos…
Os 7 Chakras
Agora que você aprendeu o que são chakras você pode entender um pouco mais sobre cada chakra, a função de cada um e como o nosso corpo se comporta quando esse chakra esta harmonizado, desequilibrado ou bloqueado.
Chakra coronário
É através do chakra da coroa que obtemos a iluminação que nada mais é que o despertar da consciência, este é o chakra da memória cósmica, as lembranças de vidas passadas e a consciência de nosso papel espiritual acontecem através dele, além de ser o chakra responsável pela nossa espiritualidade.
não é aconselhável que se deixe ninguém ‘tocar’ nesse centro energético pois ele rege a sua espiritualidade, somente entregue sua coroa a algum dirigente ou sacerdote sério, pois em desequilíbrio ou mau manipulado causa sérios problemas ao individuo
Chakra frontal
O chakra frontal é mais conhecido como ‘terceiro olho’, se encontra no centro de nossa testa, ligado a glândula pituitária ou hipófise. é responsável pelo controle consciente de todos os 7 chakras espirituais, também cuida da nossa razão, lógica, ideais, raciocínios e pensamentos.
Quando saudável e em equilíbrio a energia acumulada através deste chakra é tão grande que traz alguns aspectos espirituais ao ser como, intuitividade aflorada, clarividência. quando em atividade acentuada é sentido por um grande calor na testa.
Chakra da garganta
O chakra da garganta está localizado no centro da garganta, Vishuddha em sânscrito = purificador do sangue – isso já da algumas pistas sobre a glândula em que age diretamente, a tireoide, que tem como função filtrar o sangue e equilibrar ou regular os ciclos menstruais nas mulheres.
É responsável pela nossa comunicação, expressão. age diretamente sobre a nossa boca, garganta e vias respiratórias. facilmente é notado quando está desequilibrado, tendo como primeiro indicio a nossa imunidade baixa, o que ocasiona gripes, tosses, resfriados e problemas relacionados a nossas vias respiratórias.
Chakra cardiaco
O chakra cardiaco é o chakra responsável por nossas emoções e sentimentos, considerado o centro energético do amor, é o centro energético que manifesta no individuo a expressão de seus sentimentos, o chakra cardíaco é intimamente ligado ao amor universal, a caridade, a gratidão e a compaixão.
Em nosso campo físico se faz presente na energia do sistema cardiorrespiratório e todo o tórax, a sua principal função é equilibrar a energia de todos os outros chakras, ou seja, da mesma forma que acontece com nosso coração na matéria, se o chakra cardíaco não esta em equilíbrio e enviando energia aos outros centros energéticos eles começam a se desvitalizar e muitos problemas podem ocorrer. manter este chakra é essencial para uma boa saúde espiritual.
Manipura – Plexo solar
O chakra plexo solar está localizado dois dedos acima do umbigo, é intimamente ligado com a nossa matéria e como ela se relaciona externamente, sentimentos densos como raiva, medo, tristeza, ansiedade, angústia, rancor se acumulam energeticamente neste chakra, é um dos chakras que mais precisam ser trabalhados, pois uma de suas principais funções é reter energias densas.
Quando não conseguimos ‘por pra fora’ o que sentimos (cardíaco) ou quando não expressamos claramente aos outros as nossas vontades e desejos (laríngeo) sendo submissos a vontade dos outros, automaticamente desequilibramos este chakra que retem tudo isso, sentimentos, emoções e pensamentos negativo, se o acumulo energético nesse chakra for tão alto a ponto de ele ‘transbordar’ é sentido fisicamente em regiões estomacais alguns problemas como: gastrite, problemas em regiões estomacais, apendicite, pedra nos rins, etc, pessoas muito apegadas a coisas materiais, que acumulam coisas antigas costumam ter problemas de intestino preso e isso reflete um mau funcionamento do plexo solar
É comum que pessoas com depressão ou que já tentaram cometer suicídio estejam com esse chacra fragilizado.
Chakra sacral
Conhecido como chakra sacral, sacro ou santuário, este chakra é localizado abaixo do ventre, este é o chakra do estomâgo, intimamente ligado a nossa digestão, energiza toda a área inferior estomacal, tem papel fundamental no útero materno onde durante 9 meses o bebe fica ligado ao ventre da mãe pelo cordão umbilical e ligado diretamente a este chakra, também conhecido como chakra da procriação é o primeiro dos chakras inferiores e tem uma ligação enorme com o Muladhara ou chakra raiz.
O chakra sacral ou sacro é o chacra da troca sexual e da alegria. Muitas escolas espirituais evitam falar sobre este chacra e colocam em seu lugar o chacra esplênico (ou chacra do baço).
Chakra raiz
O chakra raiz é conhecido pelos orientais por Muladhara, em sânscrito = raiz ou suporte, esta sempre voltado para a terra e é responsável pela absorção de energia da mesma. é intimamente ligado a vitalidade, ao prazer e ao sexo, também chamado de chakra sexual. rege e energiza todo o suporte do corpo físico como: ossos, músculos, coluna, quadril.
Quando em desequilíbrio pode atingir a nossa vitalidade causando impotência sexual e desanimo e baixa auto estima;
Quando em excesso pode causar compulsões, inclusive sexuais;
Quando equilibrado ele estimula o bom funcionamento dos outros chakras e ajuda no despertar da kundalini, traz um equilíbrio a auto estima e o individuo consegui sentir e aproveitar todos os prazeres da vida.
Como Equilibrar os Chakras
Uma ótima forma de equilibrar os nossos centros energéticos é através de terapias com o reiki, praticas como meditação, oração, banhos de limpeza e claro viver constantemente em gratidão com a vida e o universo são as maneiras mais eficazes de manter seus chakras em equilíbrio.
Banho para limpeza dos Chakras
Um ótimo banho para promover a limpeza dos seus chakras é com anis estrelado, devendo ser tomado da cabeça para baixo para limpeza de todos os chakras espirituais, desde a sua coroa até ao seus pés.
Manter os 7 chakras espirituais em equilíbrio é essencial para mantermos uma vida serena, tranquila e com muito mais bem estar !